-
Alimentos, rações e confeitosMateriais avançados
Neumarkter Lammsbräu, Neumarkt in der Oberpfalz, Alemanha
A líder de mercado Neumarkter Lammsbräu é a maior cervejaria orgânica da Alemanha. Uma empresa familiar com centenas de anos, ela combina o orgulho de sua tradição com um compromisso fervoroso com a sustentabilidade em todas as suas atividades.
“Nos mantemos um compromisso com a agricultura orgânica há décadas,” diz o CEO da empresa, Johannes Ehrnsperger. “Nós assumimos a responsabilidade desde o campo até o copo.” Além de sua cerveja orgânica, a empresa também produz limonada orgânica e água mineral, e sua maltaria orgânica é a única do tipo no mundo. Quando chegou a hora de expandir a capacidade da maltaria, o forte compromisso da Bühler com a agenda da sustentabilidade a tornou a parceira ideal. Um dos principais objetivos da Neumarkter Lammsbräu ao modernizar a maltaria era reduzir dramaticamente o uso de energia, algo que a Bühler os ajudou a conseguir como parte de seu firme compromisso com uma redução de 50% em energia, consumo de água e resíduos em todas as cadeias de valor de seus clientes até 2025.
O projeto de modernização foi muito desafiador por uma série de razões, sem contar que o prédio – que precisava ser preservado – tem quase 70 anos. A construção de um galpão de logística ao mesmo tempo também significou que não havia espaço para armazenagem, então todos os componentes da planta tiveram que ser entregues seguindo um cronograma incrivelmente apertado e preciso. A capacidade do silo era suficiente para manter o fornecimento de malte para a cervejaria por cinco semanas, e assim qualquer interrupção nas rotas de transporte tinha que ser meticulosamente planejada para não prejudicar o fornecimento – parte de uma “operação paralela de tecnologia antiga e nova” diz Ehrnsperger.
“Tudo tinha que ser feito “exatamente ao seu tempo, pois não havia espaço na planta”, acrescenta o Gerente de Vendas da Bühler, Johannes Kolb. “Nós entregávamos os caminhões quando eles eram necessários para fazer a implementação com a menor interferência possível, e a produção não teve nenhuma parada durante o projeto. A confiança em um bom projeto e a cooperação exitosa para as duas partes ocorreu desde o princípio.”
Ter a Bühler como única parceira para tal empreendimento, simultaneamente intricado e em larga escala, reduziu muito a complexidade do projeto, diz Ehrnsperger, enquanto a proximidade da planta Beilngries da Bühler também se mostrou uma grande vantagem. Além da automação e visualização dos processos da planta, outro grande benefício foi o aprimoramento da qualidade já alta do malte. “Nós podemos determinar o sabor de nossas cervejas orgânicas através do processo de malteação,“ diz Ehrnsperger. “Isso é o mais importante para nós, porque somente algumas cervejarias na Alemanha ainda possuem suas próprias plantas de malteação,“ sendo que as outras precisam comprar seu malte e, portanto, não têm controle sobre a qualidade da matéria-prima.
A Neumarkter Lammsbräu tinha uma "lista de desejos" muito precisa, e as duas empresas trabalharam em estreita colaboração do desenvolvimento do conceito até sua implementação para realizá-los. A Neumarkter Lammsbräu ficou muito impressionada com a maneira de trabalhar orientada para soluções da Bühler junto com seu fiel compromisso com a qualidade e “profundo entendimento de nossas preocupações”, diz Ehrnsperger. Ter pontos de contato centrais e consistentes foi outra grande vantagem e contribuiu para o perfeito trabalho em equipe e altos níves de confiança.
A Bühler forneceu cinco caixas de germinação novas para a maltaria e um novo sistema de silos, além de expandir a capacidade da planta para 4.500 toneladas métricas de malte. Ela também forneceu um sistema de gerenciamento de energia inovador que não apenas reduz significativamente o consumo de energia mas também proporciona a Neumarkter Lammsbräu total controle sobre os ventiladores da planta e todo o processo de germinação, enquanto outra parte fundamental do projeto foi a completa automação da planta
“A Bühler possui um vasto portfólio de produtos com os especialistas relevantes – e tudo em um único local,” Ehrnsperger continue. “Somado a isso estão respostas rápidas e, se necessário, bom suporte, bem como um sistema central de controle de processo e pessoas de contato claramente designadas. Os comentários e experiências de nossos funcionários foram ouvidos e levados em conta todas as vezes.”
A otimização da produção que veio com a automação significa que a empresa agora pode operar toda a maltaria em um dia normal de produção com apenas um operador, garantindo o funcionamento sem problemas sem precisar contratar mais funcionários.
“A modernização de nossa maltaria orgânica foi certamente uma tarefa bastante complexa, tanto em termos da própria planta como nas condições espaciais e operacionais", conclui Ehrnsperger. “Mesmo assim, o trabalho foi conduzido sem percalços na planta existente e com as operações em andamento. Don nosso ponto de vista, a cooperção foi ótima. Estamos muito satisfeitos.”
A modernização de nossa maltaria orgânica levou a melhorias nos processos de trabalho. Isso já começou com a montagem e comissionamento tranquilo e continua no trabalho diário.
Johannes Ehrnsperger ,
CEO, Neumarkter Lammsbräu
+55 41 3317-5100
Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 1105
Curitiba
81280-140
Brazil