-
Alimentos, rações e confeitosMateriais avançados
História de sucesso da tecnologia Bühler
Há 30 anos, a Bühler chegou ao campo colombiano com soluções integrais para o processamento de alimentos, tornando sua cadeia de valor completa nos negócios que são gerados no setor agrícola da região de Orinoquía.
Casanare, território por excelência das planícies, llaneras, caracterizado por suas vastas extensões de planície, onde os mais belos amanheceres tomam conta da atenção de moradores e estrangeiros, e onde suas contrastantes paisagens entre planícies, rios e montanhas ricos em biodiversidade, fazem dele um destino ideal para o turismo de aventura. No entanto, é também uma terra fértil para a produção agroindustrial com pecuária e agricultura, temas que movimentam grande parte de sua economia.
Assim, no Yopal Casanare, a Bühler projetou e construiu a primeira planta de arroz automatizada da América Latina, com a finalidade de contribuir para o crescimento e desenvolvimento das indústrias alimentícias mais importantes do país. Sendo uma das primeiras plantas automatizadas na produção de diferentes cadeias alimentares, como farinhas, cervejas, massas e entre elas a produção de arroz em larga escala, no Molinos El Yopal - Arroz Casanare, a transformação foi do tecnológico e econômico até o social.
O principal objetivo da parceria foi desenvolver e instalar uma planta industrial de processamento de arroz com as mais altas normas e padrões do estado da arte e qualidade, processando como produto principal Arroz Paddy seco, com rendimentos de aproximadamente 80% de massa branca e obtenção de arroz branco na sua versão de produto cru para consumo humano.
Esta planta possui tecnologia de ponta em seus equipamentos mecânicos e elétricos, além da versão mais recente do sistema de automação Mercury®, projetado pela Bühler, para controle dos processos e monitoramento da produção em linha, e que permite que seus clientes gerenciem as suas plantas de qualquer lugar do mundo.
Suas instalações são construídas com designs modernos e personalizados, esta planta de Molinos El Yopal é impulsionada pelas melhores práticas da indústria, a fim de fornecer produtos de alta qualidade para a máxima satisfação do cliente, entre os aspectos técnicos que foram desenvolvidos estão os seguintes:
Esta primeira planta de arroz automatizada foi projetada com a qualidade Bühler que possui os mais altos padrões de fabricação internacional europeia, que exaltam sua expertise de mais de 160 anos no mercado, fabricando maquinário industrial, em todo o mundo para empresas de alimentos para consumo humano.
A chegada desse tipo de tecnologia na fábrica de Molinos El Yopal representou um marco na produção agroindustrial da região, mas isso teve um processo de seleção e avaliação de várias propostas; no entanto, quando a credibilidade e o reconhecimento em outras partes do mundo se tornam a melhor carta de apresentação, há razão suficiente para dar o grande passo com segurança para a produção de arroz de qualidade.
"No momento em que a empresa decide investir em uma nova fábrica, começamos a rever todas as opções no setor de moagem e após uma pesquisa interna tomamos a decisão sobre a proposta da Bühler, porque eles nos ofereceram não só a parte mecânica, mas a parte de automação", disse Teidy Rodríguez, chefe de produção de Molinos El Yopal.
Tomamos a decisão de trabalhar com a Bühler, uma conhecida empresa suíça de 160 anos. Confiamos na automação que eles estabeleceram para plantas de arroz, e assim, eles fizeram o acompanhamento total, desde o projeto até a start-up da linha
Rosa Margarita Serrano,
Gerente Geral, Molinos El Yopal
Molinos El Yopal decidiu criar a primeira planta de arroz há 70 anos, sendo pioneira na produção com a marca Arroz Casanare. No início da década de 90, a primeira fábrica começou com a comercialização do produto por meio de sacas, vendendo e distribuindo em Corabastos; em seguida, ele se aventurou no setor de arroz embalado, chegando aos supermercados em Boyacá, Casanare e Bogotá. Hoje, a tecnologia da Bühler levou ao empoderamento da indústria de arroz da região e ao crescimento da marca em todo o país, tudo graças à automação de seus processos.
"Estamos orgulhosos de saltar de algo mecânico para algo automatizado. Nos capacitamos, garantindo um produto que, quando chega à mão do consumidor, possui esse selo de qualidade e isso tem sido primordial", enfatizou a Gerente Geral de Molinos El Yopal.
Seus novos processos permitiram a otimização, expansão e uma melhor integração do que é hoje - um grande moinho, uma grande fábrica. Segundo o Gerente de vendas da Bühler, Enrique Niño, "os produtores podem visualizar seu moinho, podem ver a operação de sua casa, a partir da qualquer lugar eles podem ter o controle da planta".
Quando um departamento como Casanare, onde está localizado o maior número de moinhos de arroz, faz com que, de alguma forma, se torne o fornecedor do alimento base das famílias colombianas, o crescimento desta indústria na região fala por si só, como afirma Juan Bernardo Serrano, agricultor em Casanare: "Colômbia é um país deficitário na produção de arroz, Casanare tem uma agroindústria e agronegócio que está crescendo e se consolidando como líder nacional da América Latina nesta produção".
Toda a experiência e o renome da Bühler tornaram possível ser o melhor parceiro para esse desenvolvimento econômico regional, pois "são 160 anos de experiência, sempre à vanguarda da tecnologia dos processos produtivos que hoje são implementados no arroz Casanare", disse Luis Felipe Machado, Gerente de vendas de Automação Bühler.
+55 41 3317-5100
Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 1105
Curitiba
81280-140
Brazil