Eficiência e inovação na linha de biscoitos

Dallas Alimentos cresce com diversificação e investe em biscoitos

Com uma filosofia administrativa baseada em segurança financeira, credibilidade no mercado e investimento em tecnologia, o grupo Dallas aposta cada vez mais na diversificação da produção industrial ao investir fortemente no segmento de biscoitos.

A trajetória da empresa, que nasceu no berço agropecuário do Rio Grande do Sul e cresceu como cerealista para implantar sua agroindústria no Mato Grosso do Sul e São Paulo, começou com uma fazenda em que o pioneiro fundador do grupo, Valdir Zorzo, se revelou um empreendedor nato, com visão de futuro e sagacidade para agir no momento certo. No final dos anos 1980 construiu o primeiro moinho do município de Nova Alvorada do Sul (MS) que virou referência na cidade. E no início da década de 90 começou a investir no beneficiamento de trigo com a industrialização de massas alimentícias.

Sexto maior estado do Brasil em área territorial, o Mato Grosso do Sul tem sua economia regida pelo agronegócio, sendo o quinto maior produtor nacional de grãos. E com apenas 30 anos de existência, o município de Nova Alvorada do Sul – onde está instalada a mais nova fábrica de biscoitos laminados da Dallas – é uma das três cidades que mais crescem no estado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Biscoitos laminados cream-cracker sendo produzidos na fábrica da Dallas Alimentos em Nova Alvorada do Sul, MS.

Protagonismo na agroindústria

O grupo Dallas é um dos protagonistas desse grande progresso. Sendo uma empresa jovem, com gestão familiar e apenas 25 anos de industrialização, figura entre os importantes grupos industriais alimentícios do Brasil. E até hoje, do alto dos seus 80 anos, Valdir Zorzo continua sendo o timoneiro estratégico dos negócios. Mas a direção administrativa e financeira está há mais de trinta anos sob o comando de sua filha primogênita, Dorcy Zorzo Casarin.

A diretora administrativa-financeira afirma que o sucesso do grupo hoje é resultado de trabalho intenso ao longo da trajetória da empresa, com visão ampla e decisões acertadas em momentos-chave. Ela conta que “Resolvemos encarar o desafio de constituir uma empresa cerealista, sem experiência nenhuma, aprendendo na prática. Uma aventura que acabou dando muito certo na base de ouvir o que os clientes queriam, de visitá-los para compreender suas necessidades, ou seja, vivendo e aprendendo junto com o mercado”.

Conseguimos ampliar a nossa capacidade de produção e disponibilizar produtos dentro dos parâmetros exigidos pelo mercado e pelo consumidor atual, sempre atento à qualidade e aos diferenciais

Dorcy Zorzo Casarin, Diretora administrativa-financeira, Dallas Alimentos

Dorcy Zorzo Casarin, filha primogênita de Valdir Zorzo, e diretora administrativa-financeira do Grupo Dallas Alimentos.
Tivemos a sorte de ter um presidente como o Sr. Zorzo, que desde o início, mesmo sendo ainda pequeno, sempre pensou grande, buscando a tecnologia como um vetor fundamental para diferenciar os negócios

Adriano Ferrugem, Diretor industrial, Dallas Alimentos

O sucesso acabou acontecendo naturalmente, pois os clientes também estavam entusiasmados com a iniciativa inovadora na época. “A gente perguntava: que tipo de farinha você precisa para fazer um macarrão ou biscoito como deseja? ”, relembra Dorcy. Isso porque até então a cultura agrícola no país era muito precária e os produtores de massas alimentícias não estavam acostumados a contar com um fornecedor moageiro que oferecesse uma farinha de boa qualidade, com preço competitivo e ainda com condições de pagamento facilitadas. Esse também foi um dos fatores de sucesso primordiais para o negócio da Dallas despontar, além da posição geográfica que acabou se revelando bastante promissora em termos de logística.

Completando, o diretor industrial do grupo, Adriano Ferrugem, comenta: “Tivemos a sorte de ter um presidente como o Sr. Zorzo, que desde o início, mesmo sendo ainda pequeno, sempre pensou grande, buscando a tecnologia como um vetor fundamental para diferenciar os negócios. Por exemplo, quando montamos a nossa primeira fábrica de macarrão, já era uma das mais modernas do Brasil na época. Essa visão empresarial fez a diferença e a gente traz isso no DNA do grupo até hoje. Segundo fator é a família de origem e cultura italiana, acreditando nos frutos de muito trabalho e persistência”.

Dallas Alimentos em números

R$ 400 mi.
de faturamento industrial anual
com as atividades de produção e comercialização de alimentos, agricultura, pecuária, transporte e logística, importação e exportação.
1.500
funcionários
que trabalham nas plantas industriais de Nova Alvorada do Sul (MS), Cabreúva (SP) e Santa Cruz do Sul (RS) e nos centros de distribuição em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Cabreúva (SP).
300
produtos em linha para todo o Brasil
com destaque para as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Assista ao vídeo acima e conheça mais sobre essa história de sucesso. 

Infraestrutura ampla

Atualmente, além da produção e comercialização de alimentos, a atuação do grupo contempla diversas empresas na agricultura, pecuária, transporte e logística, importação e exportação, entre outras atividades. São aproximadamente 1.500 colaboradores que geram um faturamento industrial da ordem de R$ 400 milhões/ano.

O complexo fabril conta com três plantas localizadas em Nova Alvorada do Sul (MS), Cabreúva (SP) e Santa Cruz do Sul (RS) produzindo massas curtas e longas, biscoitos laminados, soltos, cobertos, recheados e wafers, misturas para bolo, farinhas, cereais, derivados de milho e da mandioca, além de beneficiamento e industrialização de arroz. E três centros próprios de distribuição (em Campo Grande, Cuiabá e Cabreúva) levam os mais de 300 produtos em linha para todo o Brasil, com destaque para as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Atender o mercado interno é o foco, mas a marca Dallas também é exportada para diversos países.

Fábrica da Dallas Alimentos em Nova Alvorada do Sul (MS). Fábrica da Dallas Alimentos em Nova Alvorada do Sul (MS). Fábrica da Dallas Alimentos em Nova Alvorada do Sul (MS).

Em busca de eficiência e inovação na linha de biscoito

O histórico da parceria com a Bühler começou no início dos anos 2000 com a fabricação de wafer, então com tecnologia Haas. E o projeto de aquisição de uma nova linha para biscoitos laminados na unidade de Mato Grosso do Sul iniciou em 2017, objetivando aumento de eficiência e capacidade de produção em larga escala com alta tecnologia para produção do tradicional cream-cracker, que ainda é a preferência do consumo popular no Brasil.

 

Segundo Adriano, o principal objetivo da parceria com a Bühler está baseado no tripé tecnologia, produtividade e inovação. “Daí a importância para nós de estabelecer uma aliança com empresas como a Bühler, que atua no mundo inteiro e tem condição de nos deixar permanentemente atualizados com o que há de melhor, de modo que a gente possa oferecer algo diferente no mercado. É um parceiro estratégico”, afirma.

 

Atualmente, a Bühler é o maior fabricante mundial de equipamentos para a produção dos mais variados tipos de biscoitos, oferecendo soluções completas do grão ao produto final.  Além disso, a existência de uma fábrica no Brasil gera mais proximidade e confiança do atendimento pós-venda. Todos esses fatores fazem a diferença na linha de produção de biscoitos da Dallas.

 

Segundo Dorcy, a parceria com a Bühler foi fundamental para que a Dallas pudesse conquistar novos mercados, exportar seus produtos e reforçar a qualidade. “Conseguimos ampliar a nossa capacidade de produção e disponibilizar produtos dentro dos parâmetros exigidos pelo mercado e pelo consumidor atual, sempre atento à qualidade e aos diferenciais”, completa.

 

Assim, para prosseguir vencendo nos próximos anos, o desafio industrial do grupo Dallas é continuar ampliando a capacidade instalada e diversificar a produção com foco em saudabilidade crescente dos alimentos industrializados. Para isso, conta com a Bühler como um parceiro estratégico em tecnologia e inovação para o futuro.

Biscoitos laminados cream-cracker sendo produzidos na fábrica da Dallas Alimentos em Nova Alvorada do Sul, MS.
Fabio Ferreira, Gerente de vendas da Bühler Brasil, e Francisco Reginaldo, Gerente de produção de biscoito, Dallas Alimentos.
Content Block

Como podemos ajudar?

 

 


+55 41 3317-5100

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 1105
Curitiba
81280-140
Brazil