Molinera Itata

Tradição em aveia com tecnologia mundial

Em sua nova fábrica no Chile, desenvolvida entre os parâmetros mais avançados do mundo, a Molinera Itata escolheu a Bühler como parceira para tornar-se referência internacional no processamento de aveia.

A Molinera Itata esbanja um know-how peculiar na produção e processamento de aveia. Empresa familiar fundada em 1999 no Chile, encontra-se numa região muito privilegiada onde são cultivados secularmente cereais com características únicas no mundo. Localizada na cidade de Carmen, no centro-sul chileno, a companhia nasceu da união de duas famílias: uma de agricultores e outra de industriais, que juntos sonharam com uma planta de alto padrão internacional para o beneficiamento de aveia.

“Há dez anos iniciamos um projeto bem simples, com a ideia de aproveitar ao máximo a boa produção de aveia característica da região e aos poucos fomos agregando conhecimento, visitando países, conhecendo a tecnologia disponível. O projeto nos obrigou a pensar grande, com uma planta moderna, automatizada, que garantisse um excelente produto final, além de segurança do produto acabado e, finalmente, uma fábrica que suporte nosso crescimento no futuro próximo”, explica Armando Berdichevski, Gerente geral da molinera. 

Destaque na exportação

O potencial mercadológico é enorme: de produtos in natura, produtos semiacabados a produtos de consumo final – como flocos de aveia, farinha, uso dos grãos em novos produtos, bebidas derivadas de aveia como alternativa ao leite de vaca etc. Há uma tendência mundial crescente em torno de mais de 5% ao ano. E além da competência técnica no cultivo e processamento do grão, a Molinera Itata está próxima a um dos principais portos do país, o que lhe permite exportar cerca de 95% da produção, sendo uma das principais companhias exportadoras do Chile.

 

“Nossa meta é alcançar consumidores internacionais mais desenvolvidos, expandindo o que já entregamos ao mercado norte-americano, que é um grande conhecedor do consumo de aveia e seus derivados, além de conquistar outros mercados tradicionais, como o europeu, e ainda outros que agregam grande desenvolvimento e processos de alta qualidade, como o asiático”, declara Javier Heredia, Diretor executivo da Itata.

 

 

Trabalhar com a Bühler significa conhecer um conceito integral, que gera relacionamentos com visão de negócio em longo prazo. Trabalhamos em conjunto e recebemos assessoria permanente. Encontramos nos seus profissionais um grande apoio em automação e treinamento

Javier Heredia, Diretor executivo, Molinera Itata

Parceiro para o futuro e foco em inovação

Ainda segundo Javier, “escolhemos a Bühler por ser uma empresa de reconhecido prestígio internacional. Trabalhar com eles significa conhecer um conceito integral, que gera relacionamentos com visão de negócio em longo prazo. Trabalhamos em conjunto e recebemos assessoria permanente. Encontramos nos seus profissionais um grande apoio em automação e treinamento. Para nós tem sido um aprendizado constante, estamos muito felizes e por isso recomendamos a Bühler como um grande fornecedor em assessoria técnica e maquinário”.

Entusiasmado por liderar esse projeto greenfield, que possibilita a aplicação do estado da arte tecnológica em termos de instalação completa de um moinho, Mathias Hannsbauer, Gerente da Bühler para o segmento de aveia, destaca os diferenciais da fábrica: mais flexibilidade para industrialização de diferentes produtos, incremento da qualidade para conquista de novos mercados, segurança alimentar com base em um processo totalmente higiênico e automatizado, cadeia completamente integrada de valor em equipamentos (da limpeza dos grãos ao ensacamento/embalagem) e, por fim, o design único da planta com uma fachada muito especial.

Mathias conclui que há muitas oportunidades de crescimento e inovação em produtos pela frente, já que no próprio mercado interno a aveia ainda é um alimento pouco consumido. No Chile o consumo per capita gira em torno de 0,25 kg por ano, enquanto no restante das Américas atinge uma média de 3 kg. “Ao fornecer produtos saborosos e de qualidade, os fabricantes de alimentos podem mudar essas estatísticas com o tempo. Por tudo isso nos orgulhamos em participar desse crescimento e aprendizado, contribuindo com o nosso know-how e a nossa cultura de inovação contínua para consolidar uma parceria estratégica rumo ao futuro”.

 

Produtos finais no Moinho Itata. Produtos finais no Moinho Itata. Produtos finais na Molinera Itata.
Machine Machine Sortex A, selecionadora óptica utilizada pela Molinera Itata.
Content Block

Como podemos ajudar?

 

 


+55 41 3317-5100

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 1105
Curitiba
81280-140
Brazil