Exemplo de retrofit com rápido retorno

Moinho Arapongas

Sempre focada em manter a tradição de qualidade em seus produtos, a empresa paranaense conquistou breve retorno de investimento aplicado em um moderno diagrama de moagem de trigo e, agora, se prepara para crescer ainda mais em sabor e rentabilidade.

Quando o Moinho Arapongas se instalou no interior do Paraná, no município de Arapongas em 1964, ninguém costumava plantar trigo na região. O fundador e engenheiro agrônomo, Paulo Kümmel, visualizou um grande potencial e, 57 anos depois, o resultado: a primeira indústria do agronegócio instalada na cidade e um dos maiores pastifícios do Sul do Brasil.

Com faturamento anual em torno de R$ 240 milhões, 460 funcionários e uma capacidade produtiva de aproximadamente 100 mil toneladas/ano, o Moinho Arapongas é um bom exemplo de sucesso em retrofit, demonstrando como é possível incrementar a produção em pouco tempo, a partir de pequenos ajustes e mudanças pontuais, começando pelas raias e revisão do diagrama, além de um investimento sob medida em novos bancos de cilindros e sistema de peneiramento.

Com as alterações, foi possível aumentar a capacidade do moinho em 20% com ganho de extração total de 2% e aumento de 5% na extração de farinhas especiais. Houve ainda melhoria na cor e na qualidade da farinha, além de melhoria operacional e redução de manutenção do moinho.

“Mesmo em plena pandemia, em todo o processo reduzimos o tempo de parada ao máximo”, destaca Valdemir, que resume a parceria com a Bühler em “confiabilidade, flexibilidade e coerência”.

Maico Oliveira, gerente regional de vendas da Bühler para a área de moagem, explica que existiam quatro grandes desafios: “Melhorar o desempenho em termos de nível de extração, de qualidade da farinha, aumentar a capacidade do moinho e executar o projeto com menor tempo de parada possível". 

Crescemos em capacidade e qualidade de moagem, adquirindo alto nível de consistência nos processos

Valdemir Donadon, Diretor de Inovação e Qualidade, Moinho Arapongas

Valdemir Donadon, diretor de Inovação e Qualidade do Moinho Arapongas.

Assista ao vídeo acima e confira as soluções de retrofit da Bühler para o Moinho Arapongas (PR).

Soluções Bühler - Linha do tempo para o Moinho Arapongas

2018
Serviços em cilindros e primeira revisão na tabela de raiação do moinho,
seguida por consultoria técnica para novos investimentos pontuais em fases. Investimentos menores e bem direcionados fazem a diferença na busca pela vantagem competitiva, garantindo retorno em curto prazo, eficiência e redução de custo operacional.
2019
Adquiridos oito novos bancos de cilindros (MDDP).
Realizada também nova alteração nas raias e no diagrama, assim como o planejamento da próxima fase para dar continuidade ao processo de melhoria de desempenho.
2020
Adquiridos dois Plansifters (MPAV-8) e realizada nova revisão no diagrama.
Em colaboração próxima com o cliente, as alterações possíveis foram executadas com antecedência e o tempo de parada ficou no máximo em 14 dias para cada fase. A parceria continua buscando melhorias no moinho como um todo.

Região de alta produtividade

Segundo o IBGE, a região Sul responde por quase 90% da produção tritícola brasileira, sendo que o Paraná é o maior produtor, responsável por mais da metade do volume de produção nacional. Daniel Kümmel, presidente do Moinho Arapongas, e atual presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Paraná (Sinditrigo), afirma que o principal desafio para o futuro – não só da sua empresa, mas do setor como um todo – é crescer em um mercado nacional cada vez mais competitivo e que sofre um forte impacto de preço do trigo no mercado internacional.

“Nosso caminho é um crescimento baseado no tripé da sustentabilidade, modernizando o parque fabril em busca do máximo de eficiência e qualidade na extração e automação industrial. A parceria com a Bühler não vai parar por aqui. Estamos em evolução, apenas no início, caminhando passo a passo em conjunto com a Bühler para avançarmos muito mais tecnologicamente”, completa Daniel.

Imagem aérea da Kümmel Agronegócios em Arapongas (PR).

Consultoria completa

"Este trabalho mostra que o know-how e o investimento em inovação, que são o DNA da Bühler, fazem toda a diferença no final. E, por consequência, um tema constante em todos os nossos projetos – a redução no consumo de energia e nos custos operacionais do moinho. É por isso, também, que somos líderes mundiais no segmento de moagem de trigo, buscando aprender cada dia mais com nossos clientes para crescermos juntos”, revela Maico Oliveira.

 

A trajetória global da Bühler – baseada em conhecimento adquirido ao longo de 160 anos de experiência e em uma filosofia de inovação com foco em saudabilidade, segurança do alimento e sustentabilidade – permite oferecer uma consultoria completa e personalizada, que vai além da assessoria técnica e dos serviços de pós-vendas. A parceria nasce a partir de uma necessidade específica do cliente e se amplia para temas estratégicos para o futuro, como inovação, novos negócios e tendências de mercado. 

Maico Oliveira, gerente de vendas da Bühler, conferindo um dos bancos de cilindros do moinho.
Peneira e selecionadora, Plansifter Arenit, no Moinho Arapongas.
Content Block

Como podemos ajudar?

 

 


+55 41 3317-5100

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 1105
Curitiba
81280-140
Brazil