-
Alimentos, rações e confeitosMateriais avançados
Vanguarda em inovação tecnológica da moagem brasileira
Conduzido pelo pioneirismo e inovação de quatro gerações da família Venturelli, o Moinho Globo é referência incontestável no setor moageiro brasileiro. Fundado há 71 anos em Sertanópolis (PR) por Ciro Venturelli, cresceu de forma consistente, aliando tradição, excelência e visão estratégica. Hoje, opera três diagramas de moagem que somam 1.000 toneladas diárias, atendendo 11 estados com um portfólio com cerca de 100 produtos sob as marcas Globo e Famiglia Venturelli. Com faturamento anual superior a R$ 500 milhões e cerca de 700 empregos diretos e indiretos, destaca-se pela robustez industrial e sólida presença no mercado.
Sua planta, uma das mais modernas do país, é equipada integralmente com soluções Bühler. A combinação de tecnologia de ponta, automação avançada e práticas de Indústria 4.0, posicionou o Moinho Globo como protagonista do polo moageiro paranaense, um dos principais do Brasil.
A parceria entre Moinho Globo e Bühler é histórica: remonta à década de 1960, quando a planta ainda funcionava no centro da cidade. Mesmo naquela época, máquinas Bühler, especialmente plansifters, já garantiam alta performance e confiabilidade. “O diagrama Bühler performava muito mais que os demais. Cresci ouvindo meu pai dizer que era a melhor solução para o nosso moinho”, relembra Paloma Venturelli, presidente do Moinho Globo.
O marco decisivo ocorreu em 2017, com a mudança para a nova matriz, projetada para abrigar três diagramas. Em conjunto com a equipe do Moinho Globo, a Bühler desenvolveu toda a concepção e implementação da unidade, com uma equipe multidisciplinar local formada por engenheiros, técnicos e especialistas em automação. O projeto 3D, totalmente customizado, otimizou o fluxo, o layout e garantiu máxima sinergia entre equipamentos, automação e operação.
A planta foi inicialmente equipada com dois diagramas de 300 t/24h, com espaço reservado para um terceiro, instalado em 2024 com capacidade de 400 t/24h, totalizando 1.000 toneladas diárias. “Nosso sonho sempre foi ter 100% das soluções Bühler. O grande diferencial é o projeto sob medida, alinhado às nossas necessidades”, destaca Paloma. Ela também enfatiza a escuta ativa da Bühler, sua abordagem consultiva e foco no longo prazo - valores que convergem com a visão familiar de futuro.
Maico Oliveira, gerente de vendas da Bühler, ressalta que a empresa entrega ganhos expressivos, com extração técnica e rendimento até 3% superiores aos concorrentes. “Nossa metodologia multidisciplinar integra engenharia, automação e vendas para otimizar produtividade, garantir qualidade constante e promover sustentabilidade. Com monitoramento contínuo e ajustes automáticos, entregamos resultados concretos ao Moinho Globo”. Essa eficiência decorre da combinação de expertise, equipamentos de alta precisão e sistemas avançados, que garantem controle rigoroso, padronização e alta performance.
Para Claudio Gonçalves, gerente industrial do Moinho Globo há 27 anos, a ampliação da planta de 1.500 m² para 4.500 m² representou não apenas aumento de espaço físico, mas uma transformação completa no layout, na capacidade operacional e na tecnologia empregada, tornando o moinho mais funcional e apto a processar trigo nacional e importado com excelência.
A tecnologia e o time da Bühler foram fundamentais desde a concepção do projeto. Participamos de cursos e visitas a moinhos europeus avançados, o que nos trouxe muitas ideias. Implantamos plansifters de alto rendimento, bancos de cilindros modernos e as selecionadoras ópticas SORTEX, que elevaram a qualidade, eficiência e precisão do processo. Esses avanços fizeram a diferença na performance do moinho
Claudio Gonçalves,
Gerente industrial do Moinho Globo
A sustentabilidade é um dos pilares do Moinho Globo. Está nos valores do moinho, em diversas frentes: ambiental, social e na sustentabilidade do próprio negócio. Recentemente, o moinho conquistou a certificação ISO 14001.
Segundo Claudio Gonçalves, muitos dos conceitos de Green Manufacturing trazidos pela Bühler — como redução de trajetos com empilhadeiras, menor tempo de espera e uso mais eficiente de materiais — são aplicados no moinho, o que tornou a planta muito mais sustentável.
"Nosso prédio é termoacústico e, talvez, o primeiro com esse sistema e porte no Brasil. O consumo energético e de insumos do moinho é abaixo da média. Estamos migrando toda a nossa frota de empilhadeiras para modelos elétricos. Mesmo com as versões anteriores, movidas a gás, já tínhamos redução de consumo graças aos conceitos aplicados", completa Claudio.
A automação tornou-se um eixo estratégico para o Moinho Globo, que desde 2017 opera com softwares Bühler. Em 2024, a substituição do sistema WinCos pelo Mercury MES (Manufacturing Execution System) representou um avanço significativo no controle da produção. “O Mercury MES monitora toda a operação em tempo real, da matéria-prima à expedição, e sua integração nativa com o ERP torna o planejamento e a análise mais ágeis e seguras”, destaca Claudio Gonçalves.
Dois momentos principais marcam essa trajetória, segundo o gerente industrial da empresa: a transição da planta do centro para o novo moinho, que proporcionou um ganho expressivo em produtividade, volume de moagem, redução de paradas e aumento da taxa de extração; e a implementação do Mercury MES, que representou outro salto, com tarefas mais ágeis, menos falhas de transferência, maior segurança e menos retrabalho. “E do ponto de vista técnico, o desempenho de moagem é excelente”, complementa.
Os impactos dessas melhorias refletem diretamente no desempenho do Moinho Globo, segundo Paloma Venturelli. “A diferença desde 2017 é nítida. Houve um salto importante em faturamento e na base de clientes. Hoje, lideramos o varejo no interior de São Paulo, com crescimento constante de cerca de 10% ao ano”.
A parceria entre as duas empresas, consolidada ao longo de décadas e marcada pela atuação da Bühler em todas as etapas do novo diagrama, desde o projeto do prédio e das máquinas até a projeção da entrada do trigo e as soluções mais eficientes para mesclar diferentes tipos de farinhas, culminou na entrega de uma solução totalmente customizada, alinhada às necessidades específicas do Moinho Globo, com suporte técnico ágil e pós-venda eficiente. A continuidade dessa relação segue fortalecendo a estratégia de expansão e modernização da empresa, permitindo antecipar obstáculos e promover melhorias contínuas.
“Enfrentamos muitos desafios, sempre com o apoio da Bühler: desde upgrades no moinho antigo até a integração do novo diagrama. Hoje, nossa moagem é moderna, e o próximo passo é levar esse padrão a todos os setores da empresa. A relação que temos com toda a equipe é fundamental. Qualquer demanda é atendida rapidamente, e isso merece ser elogiado”, afirma Claudio Gonçalves.
Os planos para o futuro priorizam o crescimento sustentável, com planejamento realizado em etapas, fruto do trabalho conjunto das duas empresas, segundo Paloma Venturelli. “Investimos cada vez mais em automação para manter o alto padrão de qualidade e otimizar a produção. Pensamos no crescimento, numa nova unidade que possa ser 100% Bühler também”.
O Moinho Globo projeta seus próximos passos com a implantação do sistema inovador da Bühler para análise da farinha, o Color Loop, prevista para 2026, e a construção de uma nova unidade. “O próximo desafio é levar esse padrão moderno e de alta tecnologia para todos os setores da empresa. Trabalhar com a Bühler nos permite crescer de forma segura e planejada. Temos orgulho da evolução alcançada e da planta customizada que impulsionou nosso crescimento. Trabalhar juntos para um crescimento sustentável faz toda a diferença para o negócio”, conclui a presidente do Moinho Globo.
+55 (41) 3317-5100
Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 1105
Curitiba
81280-140
Brazil