Industria del Chocolate, Peru

Comer chocolate é como beber um bom uísque

Luis Salomón lidera a Indústria do Chocolate EIRL em Lima, Peru, onde é produzido um dos melhores chocolates do mercado. Isso não seria possível sem sua aliada, a SmartChoc da Bühler.

O açúcar aguarda impacientemente em frente à porta da máquina, mas está pronto para desencadear uma explosão de sabor. No entanto, ainda é necessário esperar a sua parceira, a manteiga de cacau que chega tarde. Mas todos sabemos que uma coisa boa vale a pena esperar. Quando o açúcar e a manteiga de cacau finalmente se encontram, eles apertam as mãos, se abraçam intimamente e se entregam ao intenso processo de conchagem, feito na moderna SmartChoc da Bühler.

Este é o começo do processo meticuloso de um dos maiores prazeres da vida: Chocolate. “No Peru, temos um dos melhores tipos de cacau do mundo. Por isso, ele merece ser processado com as melhores máquinas do mundo”, diz Luis Salomón, economista e CEO da Industria del Chocolate. Nesse prazer proibido, disfarçado de massa marrom brilhante, ele viu a oportunidade de satisfazer as necessidades de uma indústria que exigia urgentemente os mais altos padrões de qualidade.

“Para mim, comer chocolate é como beber um bom uísque. É uma forma de prazer. Todo o processo de retirar da embalagem, provar e deixar derreter lentamente na boca enquanto aprecio o seu sabor é muito prazeroso”, diz ele. Hoje, a sua paixão pelo chocolate transformou-se numa fábrica de 1500 metros quadrados com uma capacidade total de produção de 180 toneladas de chocolate por mês, localizada em Huachipa, Lima.

Industria del Chocolate iniciou suas operações em 2017. Dois anos mais tarde, tornou-se um dos maiores fabricantes locais de chocolate, flocos de chocolate e substitutos para a indústria alimentícia. Luis Salomón orgulha-se não só da rápida ascensão da sua empresa, mas também do investimento mais importante que realizou: a máquina SmartChoc da Bühler,  que se tornou imediatamente a aliada mais importante no seu negócio.

Para mim, comer chocolate é como beber um bom uísque. É uma forma de prazer. Todo o processo de retirar da embalagem, provar e deixar derreter lentamente na boca enquanto aprecio o seu sabor é muito prazeroso.

Luis Salomón, CEO da Industria del Chocolate

Valores de família

Luis Salomón sempre partilhou a sua visão empreendedora com os seus três filhos, de 18, 17 e 11 anos. Eles ajudaram o pai a conceber o conceito, o logotipo e a embalagem dos produtos oferecidos pela Industria del Chocolate.

“Tenho muitas ideias, mas por vezes são muito tradicionais ou conservadoras; por isso os meus filhos trazem um toque moderno aos meus produtos, dando uma visão contemporânea do que o mercado exige. Eles me dizem o que querem, o que não querem ou como deve ser a embalagem. O talento deles é uma contribuição importante para a empresa e estou satisfeito por ter conseguido capitalizá-lo”, salienta Luis.

Eu tenho muitas idéias, mas por vezes são muito tradicionais ou conservadoras; por isso os meus filhos trazem um toque moderno aos meus produtos, dando uma visão contemporânea do que o mercado exige.

Luis Salomón , CEO da Industria del Chocolate

Além de passar sua paixão pelo chocolate para seus filhos, Luis também está comprometido com a responsabilidade social. Líder da Industria del Chocolate, ele aprendeu que a melhor forma de conquistar clientes era estimular o mercado do chocolate em todos os níveis, desde grandes empresas até empresas familiares. Até o momento, Luis ofereceu oficinas de chocolate gratuitas a mais de 3000 pessoas para lhes ensinar o conhecimento da melhor qualidade do chocolate. Isso lhes dá a oportunidade de iniciar um negócio em sua comunidade local.

Tecnologia em detalhe

Mas como o chocolate da Industria del Chocolate tornar-se tão suave? Para responder a esta pergunta é preciso dar uma olhada no lugar onde a magia acontece: a SmartChoc da Bühler e a sua linha de equipamentos que tornam a arte de fazer chocolate um verdadeiro prazer.

Em primeiro lugar, a massa de cacau, o açúcar e o leite em pó juntam-se na sofisticada ELK Light Conche, uma máquina especial de conchagem que condensa a massa de cacau, eliminando os aromas indesejados, a umidade e a acidez, além de reduzir a viscosidade. Uma vez realizado este processo, a manteiga e a lecitina são adicionadas. Após isso, a massa é transformada em uma pasta homogênea com um sabor intenso.

Depois, esta pasta é bombeada para o Cenomic, um moinho de bolas horizontal que tritura cada partícula até o menor tamanho possível. Para obter uma finura perfeita, a pasta de cacau é homogeneizada novamente na misturadora moderna ShearMix, onde o potente fuso e as espirais da máquina impedem a sedimentação da pasta.

Este último passo do processo é repetido várias vezes, até que todas as partículas tenham uma dimensão máxima de 20 mícrons. No entanto, cada operador pode programar a máquina para escolher o nível desejado de finura. O resultado desse processo é uma mistura de sabores pronta para encantar até mesmo os paladares mais exigentes. No entanto, a consciência pode ficar pesada.

Enquanto a massa circula entre o Cenomic e o ShearMix, a produção pode recomeçar do primeiro passo. Isso otimiza a programação e acelera a produção, permitindo paralelamente que um novo lote de produção inicie e mantenha a máquina funcionando em plena capacidade.

“Estamos mais do que satisfeitos com os equipamentos da Bühler. A SmartChoc é de alta qualidade e cuida de todas as partes do processo, para que nem um grama de nossa produção seja desperdiçado. Isso nos permite ser eficientes no processo. A máquina também é muito fácil de manusear: nossos operadores apenas digitam a receita e o SmartChoc cuida do resto”, enfatiza Luis.

Um mercado inexplorado

O Peru é um participante relativamente novo no mercado internacional de cacau, tendo exportado aproximadamente 85.000 toneladas de cacau em 2018. No entanto, o país tem uma longa história de produção de cacau para os mercados locais e tem experimentado um aumento substancial na sua produção ao longo dos últimos anos. Mesmo que a produção ainda seja consideravelmente menor que nos países de referência Costa do Marfim e Gana, o Peru pode desempenhar um papel mais importante no mercado de cacau no futuro.

“O Peru está vivenciando uma ascensão gastronômica e sua  confeitaria também. Meus clientes precisam de matéria-prima fina a preços razoáveis, o que tornou possível a base de uma indústria de chocolate de alta qualidade. A maioria dos equipamentos usados localmente para processar cacau é bastante primitivo. Estes produtores de cacau conhecidos no mundo todo pela qualidade do seu cacau, sofrem grandes perdas devido ao processamento inadequado”, ressalta Luis Salomón.

Agora tenho certeza de que posso competir internacionalmente com outros produtos de alta qualidade. A combinação de cacau de alta qualidade e uma das melhores máquinas do mundo contribui para um excelente produto. É por isso que confiamos na Bühler.

Luis Salomón, CEO da Industria del Chocolate

Para chegar ao mercado externo com seu chocolate de qualidade premium, a Industria del Chocolate encontrou na Bühler o melhor parceiro estratégico. “O conhecimento prévio que eu tinha sobre a marca, o tamanho da SmartChoc, que é ideal para uma empresa jovem como a nossa, e a excelente qualidade do produto final foram fatores decisivos que me fizeram decidir pela compra de uma máquina Bühler”. diz Luis. “Agora tenho certeza de que posso competir internacionalmente com outros produtos de alta qualidade. A combinação de cacau de alta qualidade e uma das melhores máquinas do mundo faz um excelente produto. É por isso que confiamos na Bühler”, ele acrescenta.

Se um dos melhores cacaus do mundo está no Peru, e uma das melhores tecnologias para processá-lo vem da Suíça, como os dois países não poderiam se juntar como amigos? Como nas grandes amizades que resistem ao teste do tempo, Bühler encontrou o parceiro perfeito na América Latina. Um parceiro que quer fazer com que o chocolate peruano seja reconhecido entre os mais altos padrões da indústria de chocolate. Utilizando o excelente cacau peruano, produz-se um excelente chocolate peruano.

Content Block

Como podemos ajudar?


+41 71 955 11 11

media.relations@buhlergroup.com

Gupfenstrasse 5
Uzwil
9240
Suíça