Barilla, Parma, Itália

Bom para nós, bom para o planeta

Como faróis, as grandes marcas lançam luz sobre o mar agitado da globalização. Elas nos ajudam a navegar pela imensidão de todas as decisões de compra imagináveis. O que devo vestir hoje? Que carro devo dirigir? E: O que devo comer?

Parma, Itália, é o local de um destes faróis: Barilla, a empresa familiar de quarta geração, com 140 anos. A cada ano, a Barilla produz cerca de 1,8 milhão de toneladas de alimentos em seus 28 locais de produção – 14 na Itália e 14 no exterior. De massas a molhos, produtos de panificação e torradas, esses locais exportam produtos alimentícios para mais de 100 países. Como líder mundial de mercado, com mais de 3,5 bilhões de euros de volume de negócios e mais de 8.000 colaboradores, a Barilla é uma estrela fixa no universo das massas.

O farol da Barilla não só brilha forte, ele também brilha verde. "Bom para você, bom para o planeta" é o seu mantra. "Alimentar uma população em constante crescimento com bons produtos sem prejudicar o planeta é um dos maiores desafios do nosso tempo", diz Guido Barilla, Presidente do Grupo Barilla.

Sustentável e bem-sucedido

Os primeiros exemplos mostram a ênfase dada pela empresa de Parma para contribuir para enfrentar os desafios globais:

Matérias-primas: O programa de sustentabilidade da Barilla começa pelas matérias-primas – trigo durum, tomates e ovos. Em 2017, mais de 2.000 agricultores italianos produziram 240.000 toneladas de trigo durum. Seguindo o “Decálogo para o Cultivo Sustentável de Trigo Durum da Barilla”, os agricultores conseguiram reduzir as emissões de gases do efeito estufa e seus próprios custos 10 % em média. A Barilla também se preocupa muito com o bem-estar animal: Com sede em Parma, o grupo utiliza 94% de ovos de galinhas não confinadas. A Barilla eliminou o óleo de palma de toda sua linha de produtos.

Produção: Para cada tonelada de massas que a Barilla produz em suas instalações desde 2010, a empresa conseguiu reduzir o consumo de água em 31% e as emissões de gases do efeito estufa em 24%. Além disso, a Barilla otimizou sua produção de molhos e pesto, visando reduzir o consumo de água em 15% e as emissões de CO2 em 49%.

Nutrição: Em 2017, a Barilla lançou 10 novos produtos com a missão de melhorar o perfil nutricional da empresa. Desde 2010, a empresa também melhorou o perfil nutricional de 387 produtos, que agora contêm menos açúcar, gorduras saturadas e sal. Também em 2017, a empresa lançou molhos 100% vegetais sem ingredientes de origem animal nem lactose para atender às demandas em constante mudança dos consumidores.

Com investimentos planejados de aproximadamente um bilhão de euros em seus ativos industriais, a Barilla estará direcionando seu foco para a sustentabilidade nos próximos anos. Este alicerce é o novo propulsor na história de crescimento da Barilla.

"Com nossas massas, não compartilhamos apenas os costumes da Itália com o mundo," explica Antonio Copercini, Diretor da Cadeia de Suprimentos do Grupo Barilla, responsável pela produção global. "Também estamos transmitindo a mensagem de que sucesso econômico e sustentabilidade podem andar de mãos dadas". Os espaguetes Barilla com molho pesto não apenas exalam o vento quente do Mediterrâneo. Eles também permitem que os consumidores desfrutem de seus alimentos com a consciência tranquila.

O principal aspecto do compromisso com a sustentabilidade da Barilla é o estabelecimento de cadeias de valor regionais, desde o cultivo das matérias-primas até o processamento e a distribuição. A Barilla estabeleceu uma rede estratégica de produção com fábricas na Europa, Estados Unidos e Rússia. No ano passado, a empresa italiana comprou uma média de 90% de seu trigo no mesmo local onde produz suas massas. Milhões de toneladas de gases do efeito estufa deixarão de ser emitidos.

Nos Estados Unidos, a produção começou em 1998. Partindo do zero, a participação no mercado da Barilla é hoje de 34%. Incentivada por este triunfo, a empresa entrou no mercado russo em 2012. O produtor de massas de Parma registrou um crescimento ainda mais rápido no oriente, com 12% de todas as massas de qualidade fornecidas pela Barilla em poucos anos. O sucesso nos Estados Unidos e na Rússia exigiu a construção de novas plantas, bem como a expansão das instalações existentes.

Fatos sobre a Barilla

100+

Países de exportação
De massas a molhos, produtos de panificação e torradas, suas fábricas exportam produtos alimentícios para mais de 100 países.

1,8 mi/t

Volume de produção anual
A Barilla produz cerca de 1,8 milhão de toneladas de alimentos por ano.

31%

Redução de Água
A Barilla conseguiu reduzir seu consumo de água em 31 %.
Há uma cooperação de longa data entre nossas empresas, começando com Pietro Barilla e Urs Bühler.

ANTONIO COPERCINI,
Diretor da Cadeia de Suprimentos do Grupo, Barilla

Parceiros há 50 anos

A sustentabilidade e a expansão exigem um parceiro competente em soluções. Há mais de 50 anos a Bühler é um dos fornecedores mais importantes da Barilla. Pietro Barilla encomendou a primeira linha de massas em Uzwil, e o moinho em Parma está repleto de equipamentos da Bühler. Atualmente, a Bühler atende a Barilla em toda a cadeia de suprimentos. Com sistemas de limpeza para trigo durum, selecionadoras ópticas, moinhos de cilindros, plansifters e linhas para massas, a Bühler desempenha um importante papel na história de sucesso sustentável da Barilla.

"Para nós, a expertise da Bühler é o fator decisivo", explica Copercini. Essa aliança é muito mais do que uma relação puramente profissional com o cliente. "Há muita coisa que nos conecta", continua Copercini. “Tradição como empresa familiar, uma cultura corporativa com valores, qualidade e sustentabilidade similares, além da paixão”.
 

Para seus prédios novos e expansões, a Barilla optou repetidamente pela Bühler como seu fornecedor preferencial. Sete das onze novas linhas de produção vieram do grupo suíço nos últimos seis anos: Em 2013, duas linhas de massas para o lançamento no mercado russo; em 2014, duas linhas em Ames nos Estados Unidos, com o início da produção de produtos sem glúten; em 2017, uma grande linha para produtos secos para expansão nos Estados Unidos; e a expansão de produção na Rússia, com duas novas linhas no mesmo ano. "A Bühler deu uma grande contribuição para a nossa expansão e estamos satisfeitos por ter ao nosso lado um parceiro tão competente e confiável para ajudar a realizar esses ambiciosos projetos", explica Copercini.

Esse foco na sustentabilidade e na alimentação saudável exige que o fabricante e os fornecedores de tecnologia se adaptem e inovem constantemente. Tomemos como exemplo as massas sem glúten: A Bühler reconheceu essa tendência desde o início, desenvolvendo a tecnologia de extrusão correta baseada na prensa para massas Polymatik. Como o glúten não está presente para agir como adesivo, a Polymatik é responsável pelo tratamento hidrotérmico da matéria-prima. Considere a eficiência energética como exemplo: Para reduzir os custos de energia e tornar a produção mais sustentável, a Bühler desenvolveu secadores que economizam até 40% de energia. Vejamos o exemplo da digitalização: sensores que capturam continuamente as propriedades da matéria-prima e da massa e armazenam dados, com o valor agregado do monitoramento completo de ponta a ponta da produção para gestão da qualidade e armazenamento automático de dados.

Inovação para um mundo ainda melhor

Os esforços de pesquisa e desenvolvimento da Bühler foram o fator decisivo para o mais novo produto: Massas elaboradas a partir de leguminosas e não de grãos, particularmente lentilhas vermelhas e grão-de-bico. As leguminosas são imbatíveis quando se trata de sustentabilidade. Elas precisam de pouquíssima água e fertilizantes e mantêm os campos férteis através da fixação de nitrogênio no solo. E o valor nutricional das leguminosas é inigualável: ricas em proteínas, com baixo teor de gordura e repletas de minerais e vitaminas. No final de 2018, a Barilla inaugurou sua nova linha de massas de leguminosas, mais uma vez estabelecendo a referência em termos de sustentabilidade.

Content Block

Como podemos ajudar?


+41 71 955 11 11

media.relations@buhlergroup.com

Gupfenstrasse 5
Uzwil
9240
Suíça