Manner, Viena, Áustria

Rosa, doce e adorável

A Manner, fabricante austríaca de produtos de confeitaria, faz parte de Viena da mesma maneira que a majestosa Catedral de Santo Estêvão ou as carruagens que nos levam de volta ao tempo da Imperatriz Sisi. A tradicional empresa combina procedimentos comprovados e confiáveis com as mais recentes tecnologias de produção e evoluiu para o status de marca admirada. A Manner a tem a expectativa de um futuro brilhante junto com a Bühler e a Haas.

Produtos de confeitaria Manner

Manner – wafers e chocolates vienenses requintados

Chocolate para todos – bom e acessível

O forno de wafer assa e prensa a massa de wafer e a movimenta para o ciclo de produção no 17º distrito de Viena. Ele é o maior do gênero no mundo, com capacidade diária de 49 toneladas. Ele foi colocado em operação em 2004 e é o destaque da planta da Manner. Com a precisão de uma fábrica de relógios suíça, as bases de wafer são cobertas com um suave creme de cacau e avelãs e então empilhadas apenas alguns segundos após assadas; Os wafers originais de cinco camadas são então enviados para a planta de embalagem, no mesmo formato e com a mesma receita de quando foram lançados em 1898. Naquela época, o fundador Josef Manner criou a massa folhada doce baseado na filosofia que caracteriza a empresa desde o seu início em 1890: “Chocolate para todos – bom e acessível!” Com o crescimento da população, aumentou também o número de admiradores com desejo por esses doces com a inconfundível embalagem rosa.

Pessoas como a Manner

A afirmação “Pessoas como a Manner” continua verdadeira: hoje em dia, dois pacotes de wafer com o famoso logotipo azul da Manner são consumidos por segundo, levando a um consumo anual de mais de 63 milhões de pacotes. A linha inclui vários outros produtos clássicos – desde o chocolate com banana até "Dekorhippen", "Knusper Müsli" e "Mozartkugeln".

A Manner é um peso pesado no setor de produtos de confeitaria. E essas quantidades exigem uma infraestrutura adequada. "Investimos 40 milhões de euros na unidade de Viena, entre outras coisas, para implementar a produção vertical na área urbana", diz Thomas Gratzer, Diretor de Produção e Tecnologia da Manner.

Ele se orgulha da moderna planta de produção e está ciente de como é vital poder confiar em processos sem problemas neste setor altamente competitivo. "Temos a sorte de ter a Bühler e a Haas, dois parceiros que nos apoiam há gerações e que se identificam com os nossos valores como empresa familiar”.

Fatos sobre a Manner

63 milhões
consumo anual de Manner Schnitte
A cada segundo, são consumidos dois pacotes de wafer com o famoso logotipo azul da Manner, totalizando um consumo anual de 63 milhões.
49 toneladas
capacidade diária do forno de wafer
O forno de wafer da Manner é o maior do gênero no mundo, com capacidade diária de 49 toneladas. Ele entrou em operação em 2004.
600 casas
são aquecidas através dos fornos da Manner.
Com a produção vertical, a Manner colocou todos os fornos em um só piso, o que lhes permite aquecer 600 casas em Viena.

Manner Schnitte perfeito para coprodução

É esta parceria de 10 anos e a cooperação bem sucedida que incentiva confeiteiros treinados a ter uma visão otimista do futuro após a aquisição da Haas pela Bühler. “É claro, a princípio ficamos surpresos. No entanto, após as reuniões iniciais, ficou claro que a cooperação não mudaria e que continuaríamos o relacionamento que tanto valorizamos.”

Na prática, o Manner Schnitte se destaca como a coprodução ideal entre a Haas e a Bühler. A Haas fabrica máquinas de wafer para a tradicional empresa de Viena desde a década de 1950, enquanto o setor de alimentos para o consumidor fornece equipamentos Bühler para chocolate há mais de 40 anos. Nermin Alagic, Gerente de Vendas da Bühler, vê somente vantagens na nova equipe Bühler-Haas. “Haverá menos interfaces para o cliente no futuro. Isso se traduz em canais de comunicação mais curtos, serviços mais rápidos e uma rede maior graças aos locais de vendas, serviços e produção da Bühler em mais de 140 países.

Além disso, agora agora que a Haas faz parte do grupo, a Bühler possui uma impressionante gama de conhecimentos especializados sobre a produção de produtos de confeitaria. Somos capazes de repassar as sinergias resultantes diretamente para clientes como a Manner". A substancial experiência no negócio de cacau desempenha um papel importante nos impressionantes volumes de produção da Manner.

  • Aproximadamente 7.000 toneladas de grãos de cacau são processadas na fábrica principal em Viena todos os anos.

  • 10.000 toneladas de chocolate e cobertura de chocolate são produzidas com massa de cacau semiacabada e manteiga de cacau no subúrbio de Wolkersdorf em Viena.

Christoph Hirschbüchler da Manner, juntamente com uma força de trabalho de aproximadamente 250 pessoas, gerencia o eficiente processo de produção a poucos passos da capital. "Obviamente, com as quantidades que processamos aqui, a prioridade máxima é um alto nível de disponibilidade das máquinas. A Bühler vem nos garantindo isso há décadas e, dessa forma, tornou-se um membro importante da sempre crescente família Manner”. 

Temos a sorte de ter a Bühler e a Haas, dois parceiros que nos apoiam há gerações.

THOMAS GRATZER, Diretor de Produção e Qualidade, Manner

Manner e Viena: para o que der e vier

O pacote completo oferecido aos clientes pela Bühler e a Haas é também um argumento convincente para Erich Walzer, Gerente Internacional de Vendas da Haas. "A Bühler agora tem condições de dar suporte aos seus clientes ao longo de toda a cadeia de valor, desde o fornecimento de matérias-primas até o produto final". Como incentivador de longa data da Manner, ele está mais ciente do que ninguém da importância dela na região e além.

O profundo enraizamento é evidenciado por um episódio infeliz mas inspirador. Em outubro de 2014, parte da fábrica desabou durante a construção. Felizmente, ninguém ficou ferido. No entanto, como o Natal estava se aproximando rapidamente, o acidente não poderia ter ocorrido em um momento mais infeliz. Todos foram mobilizados e a equipe trabalhou em turnos extras na fábrica de Perg, no norte da Áustria, para atender com sucesso à demanda por produtos de confeitaria em todas as suas variações possíveis.

Inabalável, a Manner seguiu em frente e investiu um total de 40 milhões de euros nas instalações de Viena para preservar os empregos na cidade, modernizar a produção e tornar as operações da planta mais sustentáveis.

Assando wafers e aquecendo casas

Erich Walzer lembra muito bem daquela época no outono de 2014: “A reação da imprensa e do público após o desabamento prova que a Manner é muito mais que uma planta de produção em Viena. Ela é uma empresa familiar solidamente estabelecida, que se destaca por seu compromisso social há mais de 100 anos e está ativamente comprometida com a sustentabilidade”. Thomas Gratzer se preocupa muito com a sustentabilidade. “Em um mundo globalizado, a sustentabilidade não é uma questão de preço, mas de capacidade de inovação. Em Viena, nossa solução para isso foi, por exemplo, que com a nossa conversão e a produção vertical colocamos todos os fornos em um piso, o que significa que temos condição de aquecer 600 casas em Viena”.

Além disso, mais de 70% do cacau usado pela Manner é proveniente de produção sustentável. O objetivo é atender a toda a demanda de produtos da marca com cacau proveniente de produção sustentável até 2020. No caso do óleo de palma, um dos ingredientes mais importantes, a Manner também garante que as pessoas podem desfrutar de seus doces com a consciência tranquila.

Desde o segundo semestre de 2011, a empresa adquiriu somente óleo de palma proveniente de plantações certificadas e que pode ser fisicamente rastreado.
Qualquer pessoa que faça um passeio nas proximidades da Catedral de Santo Estêvão e se surpreenda ao ver um homem de uniforme rosa, provavelmente encontrou o pedreiro Christoph Getzner, patrocinado pela Manner, que trabalha na manutenção da catedral.

A Bühler agora tem condições de dar suporte aos seus clientes ao longo de toda a cadeia de valor.

ERICH WALZER, Gerente de Vendas Internacionais, Haas

O futuro se apresenta promissor

O mercado de produtos de confeitaria é e permanece ágil por natureza. As demandas dos consumidores estão sempre mudando, e o segredo é identificar a demanda em um estágio inicial e fornecer os produtos correspondentes. Na Manner, as pessoas estão conscientes desse desafio e o enfrentam com um grau saudável de otimismo. Para Thomas Gratzer, isso se deve principalmente aos valores comuns de empresas familiares como a Manner, Bühler e Haas em relação à força de trabalho: “Agora você pode comprar máquinas em qualquer lugar do mundo, adquirir matérias-primas no mundo inteiro e os processos são mais ou menos os mesmos – o único diferencial são as pessoas”. Enquanto as pessoas por trás dos produtos Manner continuarem trabalhando com tanta dedicação e inovação, podemos esperar produtos de confeitaria encantadores no futuro vindos desta capital conhecida pelo seu requintado sabor.

Content Block

Como podemos ajudar?


+41 71 955 11 11

media.relations@buhlergroup.com

Gupfenstrasse 5
Uzwil
9240
Suíça