Referência no agronegócio brasileiro

Belagrícola, Brasil

Com foco em inovação e parceria, a Belagrícola oferece soluções completas para o produtor rural, do desenvolvimento da semente até a comercialização da safra, em que se destaca tecnologia avançada de limpeza e armazenagem de grãos.

Fundada em 1985 por João Colofatti, no pequeno município de Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, em 35 anos a Belagrícola vem fazendo jus ao nome da cidade em que nasceu: evoluiu de uma revenda de produtos agrícolas para se tornar um dos dez maiores distribuidores de insumos e comercializadores de soja, milho e trigo do país.

Atualmente, além do Paraná está presente também em São Paulo e Santa Catarina, com filiais que atendem mais de 200 municípios. Da semente à comercialização da colheita, a empresa é uma das maiores provedoras de soluções para o produtor rural. Com um amplo portfólio de produtos e serviços baseado em tecnologia de vanguarda, oferece insumos e assessoria técnica utilizando plataformas integradas de negócios e serviços, que incluem preparo de solo e plantio, monitoramento da lavoura, fornecimento e aplicação de insumos de alta tecnologia, colheita, armazenagem e comercialização de safra.

Claiton José Silveira de Souza, gerente executivo de infraestrutura e operações da empresa, explica que a limpeza e armazenagem de grãos é um dos fatores de sucesso da operação da Belagrícola porque, com a intensificação da cultura de inverno do milho safrinha nos últimos anos, alterou-se o comportamento da soja na safra de verão, começando a vir excesso de impureza também na colheita, já que todo o ciclo do cultivo ao longo do ano ficou mais curto no geral. “O excesso de impurezas prejudica o rendimento e a eficiência de limpeza, o que além de perdas, provocava risco de incêndio nos secadores e aumento do custo com energia e mão de obra. Por isso, investir na manutenção da qualidade dos grãos com um sistema avançado de limpeza e armazenagem passou a ser um diferencial fundamental”, destaca.

Soluções Bühler

A opção pela tecnologia Bühler, segundo Claiton, ocorreu porque “começamos a analisar a relação custo-benefício e chegamos à conclusão de que o resultado em médio e longo prazo é seguramente melhor”.  As primeiras duas máquinas TAS – de limpeza por peneiramento e aspiração – foram adquiridas em 2016 e hoje a Belagrícola já conta com um total de 20 unidades, abrangendo os modelos 204 e 206 com capacidade de 180 e 270 toneladas/hora, respectivamente. Isso corresponde hoje a mais de 50% do parque industrial para limpeza e armazenagem de grãos da empresa. 

“Pretendemos adquirir mais máquinas gradativamente”, informa o gerente, como forma de continuidade do planejamento estratégico de investimento em melhoria de maquinário. “Quando fizemos o teste de rendimento e eficiência, alcançamos uma redução de custo da ordem de 25% somente entre mão de obra e energia, além da redução de danos causados nas paredes dos silos, pois o produto armazenado com excesso de impureza levava à condensação da umidade e consequente oxidação das paredes internas.  Com isso economizamos cerca de 40% do custo de manutenção e ainda a perda de água e matéria seca se estabilizou em torno de 1%”, avalia Claiton.

Com isso economizamos cerca de 40% do custo de manutenção e ainda a perda de água e matéria seca se estabilizou em torno de 1%.

Claiton de Souza, gerente de infraestrutura e operações Belagrícola

Máquinas de limpeza de grãos TAS, instaladas na Belagrícola Unidade Cândido Mota
Investir na manutenção da qualidade dos grãos com um sistema avançado de limpeza e armazenagem passou a ser um diferencial fundamental.

Claiton de Souza, Gerente de infraestrutura e operações, Belagrícola

Belagrícola em números

R$ 6 bi.
de faturamento anual
nos dois segmentos de atuação: insumos e grãos.
1.250
funcionários
que fazem parte das 50 filiais do grupo. São 37 unidades de recepção de grãos, padronização, segregação e armazenagem.
1,5 mi.
toneladas de soja, milho e trigo
em capacidade de estocagem. Contam com 30.000 produtores rurais parceiros aproximadamente.

Assista ao vídeo acima e conheça mais sobre essa história de sucesso. 

Agricultura de precisão

A tecnologia dessas máquinas de limpeza vem favorecendo também de forma decisiva a filosofia de negócio da Belagrícola baseada fortemente no conceito de “agricultura de precisão” em busca de soluções high-tech para obtenção de máxima qualidade e produtividade no campo.  “A nossa principal missão na armazenagem é manter a identidade do grão, preservando sua qualidade, pois existem três pilares fundamentais para a sua conservação: teor de umidade, temperatura e limpeza”. E no Brasil a ênfase até alguns anos atrás era dar foco somente na biotecnologia de produção, sem muita atenção à armazenagem. “Ajudamos a mudar essa mentalidade e hoje estamos conquistando excelentes resultados em termos de originação, mantendo a integridade do grão até chegar na ponta”, orgulha-se Claiton.

Acompanhando a evolução da tecnologia voltada para a gestão da propriedade rural, a Belagrícola foi uma das primeiras empresas brasileiras do setor a investir na agricultura de precisão, utilizando softwares de gestão da informação para equalizar o uso dos insumos e aumentar a rentabilidade através de plataformas digitais que permitem identificar e mapear a variabilidade da produtividade com base na resposta das plantas e correlacioná-la aos aspectos do manejo. O objetivo é acompanhar ainda mais o produtor, trabalhando conjuntamente ao longo de várias safras e entendendo todas as características produtivas, principalmente sobre o que é preciso priorizar para produzir mais, sempre preservando a sustentabilidade do solo e um manejo que proporcione lucratividade.

 

Rebeca Lins, diretora administrativa da Belagrícola na sede da empresa em Londrina. Rebeca Lins, diretora administrativa da Belagrícola na sede da empresa em Londrina.

 

“Podemos dizer que se considerarmos todos os processos de organização do fluxo, com mudança de cultura, treinamento das equipes de trabalho e qualificação crescente dos produtores, somos reconhecidos pela marca da inovação em todo o ambiente produtivo, desde o atendimento ao produtor até a exportação do grão”, afirma Rebeca Lins, diretora administrativa. “Por isso estamos também cada vez mais interessados em buscar parceiros mais fortes, que assegurem um resultado em longo prazo”.

 

TAS – Qualidade de limpeza final do produto, fácil operação e baixa manutenção

Com tecnologia alemã fabricada no Brasil desde 2010, as máquinas de limpeza universal da linha TAS são as mais compactas e eficientes do mercado, podendo alcançar menos de 1% de impurezas. Sua grande durabilidade e baixo custo de manutenção deve-se a molduras de aço robustas e graças ao sistema de limpeza com esferas de borracha e peneiras perfuradas a laser. A confiabilidade no processo é garantida por equipamentos de segurança, como o monitor de oscilação da caixa de peneiras, que assegura proteção contra falhas do sistema. O custo da base civil para instalação é reduzido, já que o peso e a área útil do equipamento são menores do que outros similares. Sua estrutura totalmente blindada permite uma operação livre de pó, oferecendo um ambiente de produção limpo e seguro.

Segundo Artur Lima, gerente de vendas da Bühler para a área de armazenagem de grãos, a Belagrícola é um cliente que dá orgulho, pois consolidada como um grande player nacional, tem expertise e vigor para aproveitar novas oportunidades mercadológicas. E assim o interesse na parceria de fornecimento de maquinário Bühler se amplia. “Conseguimos desenvolver um trabalho a quatro mãos, numa verdadeira aliança estratégica, em que nossos equipamentos são testados de acordo com a necessidade do cliente e assim vamos crescendo juntos. O Brasil, apesar de ser um dos maiores produtores de grãos do mundo, ainda tem uma defasagem em sistemas de armazenagem, pois armazena em torno de 75% da produção nacional. Há muito espaço para avançar”.

 

Para o presidente da Bühler na América do Sul, Damien Chapelier, trata-se de um inspirador caso de sucesso. A história de êxito da Belagrícola tem a ver com o DNA da empresa, com gestão sempre baseada na inovação, paixão e parceria. E na área de comercialização de grãos não poderia ser diferente. “No mercado altamente competitivo do agronegócio, a alta performance e tecnologia na pré-limpeza de grãos é fundamental para buscar uma diferenciação real do produto final. Como uma empresa high-tech sempre alinhada com as práticas mais modernas de produtos e serviços, enxergamos a Belagrícola como forte parceira, que está contribuindo de forma decisiva para elevar o padrão de qualidade das commodities brasileiras”. 

 

Máquinas de limpeza de grãos TAS
Content Block

Como podemos ajudar?

Sede


Gupfenstrasse 5
Uzwil
9240
Switzerland